sábado, 2 de abril de 2011

Descrição e análise das facilidades e dificuldades para o funcionamento das estruturas operacionais da Vigilância em Saúde

1-      Quanto à operacionalização das diversas ações de cada uma das estruturas.

Facilidades  Ü Vigilância Ambiental – a Comlurb atende parte da Comunidade.
                          Vigilância Sanitária  – não atua no território.
                         Vigilância Epidemiológica – A Policlínica Rodolpho Rocco faz acompanhamento vacinal de moradores da Comunidade que procuram a unidade.
Dificuldades Ü  Não há caçambas disponíveis em todos os pontos da Comunidade. A Vigilância Sanitária não atua na Comunidade. Como não há programa de Saúde da Família atuando na Comunidade, não é possível afirmar que todos os moradores estejam com a cobertura vacinal em dia.

2-      Quanto à articulação das operações entre as Vigilâncias.

Conforme a Associação de Moradores do Parque Evereste, não constatamos articulações entre as Vigilâncias.

3-      Quanto à existência de certificação para atividades e metas propostas para a        PPI/ECD - Programação Pactuada Integrada de Epidemiologia e Controle de Doenças estadual com o município, PAB/VISA, PAB da Atenção Básica, entre outros.

Facilidades  Ü Há visitas periódicas de agentes de vigilância em saúde epidemiológica para o controle do Aedes Aegypti.
Dificuldades  Ü O setor de epidemiologia relatou que encontra muitas dificuldades na recepção de notificações de casos de Dengue no Parque Evereste, o que prejudica o planejamento de ações mais intensivas de controle do Aedes Aegypti no local.

4-      Quanto à existência ou possibilidade de ações educativas e comunicativas no processo de trabalho da secretaria de saúde local.

Facilidades  Ü O Educom da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realizou em agosto de 2010 trabalhos educativos no Parque Evereste e na Escola Municipal Domingos Bebiano, próxima à Comunidade.
Dificuldades Ü Não foram encontradas dificuldades na veiculação de campanhas educativas no Parque Evereste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário