segunda-feira, 7 de março de 2011

Análise das facilidades e dificuldades para a ação da Vigilância em Saúde

1-      Quanto às origens históricas da ocupação populacional no território (predominância ou não de migrantes e imigrantes, aspectos físicos naturais do solo ocupado).

Facilidades   Ü No aspecto físico, a topografia e as construções são irregulares

Dificuldades Ü O saneamento básico é deficitário, o que causa problemas como infestação de ratos, lacraias e baratas. Há também vazamento na rede de esgoto existente em parte da Comunidade. Em parte do território, o esgoto é jogado in natura no rio Faria Timbó, que atravessa a Comunidade.

2-      A estrutura (departamentos, programas e equipes) dos serviços de saúde das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e de serviços privados e filantrópicos para a atenção à saúde local.

Facilidades  Ü Existência da Equipe de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, que pode facilitar ações conjuntas.
Dificuldades Ü A população conta com assistência de uma única policlínica que esta sempre lotada. Existe grande dificuldade em marcações de consultas e há morosidade no atendimento. A policlínica não conta com profissionais em diversas especialidades médicas.
         Não existe serviço privado de saúde na localidade

3-      Qualidade e acessibilidade (geográfica, econômica e cultural) dos serviços de saúde locais.

Facilidades   Ü A Policlínica Rodolpho Rocco fica na Avenida Adhemar Bebiano, bem próxima a uma das entradas da Comunidade.
Dificuldades  Ü  A qualidade fica comprometida devido à grande demanda. O acesso aos serviços é difícil, alguns moradores relatam que os intervalos entre as consultas para acompanhamento médico é grande, e no caso emergencial eles tem que se deslocar para outras unidades de saúde, mais afastadas.

4-      Regionalização, hierarquização e integração das ações (horizontal e vertical) do município para a atenção integral à saúde.

Facilidades   Ü A policlínica tem programas de acompanhamento de hipertensão arterial, diabetes e de saúde bucal. Alguns moradores são cadastrados no programa Bolsa Família.
Dificuldades Ü A divulgação dos programas existentes não atinge a todos.
Os programas não abrangem boa parte da comunidade.

5-      Existência de ações conjuntas entre a Secretaria de Saúde e outras secretarias de governo municipal e/ou estadual.

Facilidades  Ü Há ações conjuntas das secretarias estadual e municipal de saúde e de associações de moradores em campanhas feitas nas proximidades do Complexo do Alemão, onde acorrem também moradores do Parque Evereste.
Dificuldades Ü  Há poucas ações de promoção em saúde entre outras secretarias.


6-      Existência de entidades civis organizadas no município que desenvolvem projetos de assistência social e de saúde para a população.

Facilidades   Ü A Associação de Moradores do Parque Evereste é a organização não governamental que atua em prol da população local.
Dificuldades Ü Não há outras ONGs atuando na Comunidade em trabalhos de assistência social e de saúde.


7-      Existência de ações conjuntas entre entidades civis e a secretaria de saúde municipal.

Facilidades   Ü Não existe.
Dificuldades Ü Inexistência das mesmas.


Desague de esgoto no Rio Faria Timbó

Nenhum comentário:

Postar um comentário